Nutrição Integrativa

com Taisi Duarte

Sinais de alteração na língua: indicador de saúde!

Sinais_de_alteração_na_língua

A língua é um órgão essencial na comunicação oral e na percepção do paladar. Além disso, ela também pode ser um indicador importante da saúde bucal e geral de uma pessoa. Sinais de alteração na língua, como língua branca, rachadura, fissura, saburra, placas brancas e amarelas, bolinhas, feridas, vermelhidão, inchaço, aftas, ardência, alteração ou perda de paladar, são sinais e sintomas que podem estar associados a diversas condições de saúde.

A avaliação da língua é um recurso de diagnóstico não invasivo e bem simples. A aparência da língua mostra a condição do organismo, pois reflete a condição fisiológica e patológica dos órgãos. A medicina tradicional chinesa relata que reflete especialmente a saúde do baço, estômago, e intestino. Além de oferecer sinais que agregam na avaliação da hipótese diagnóstica do paciente.

Vários fatores podem associar-se com as alterações na língua, como xerostomia, efeito colateral de medicamentos, inflamação, falta de higiene bucal, entre outros. Porém é importante analisar a relação desses sinais com a alimentação.

Pois as relações nutricionais, como desequilíbrio da microbiota intestinal e da microbiota oral levam aos sinais de alteração do padrão de normalidade da língua. Outras causas associadas relacionam-se com a deficiência de micronutrientes, como vitamina A, zinco, complexo B. Ademais temos ainda má digestão por hipocloridria ou acloridria, falta de hidratação e hipersensibilidade alimentar.

Língua Branca

A língua branca é uma condição em que a superfície da língua apresenta uma coloração esbranquiçada. Isso pode ser causado por uma camada de células mortas, bactérias, resíduos de alimentos e até mesmo pela falta de higiene bucal adequada. Em alguns casos, a língua branca pode ser um sinal de infecção ou inflamação na boca, ou deficiência de nutrientes. A coloração ideal é rosa-vermelho em toda a superfície.

Rachadura, Fissura e Placas Brancas e Amarelas

As rachaduras e fissuras na língua são caracterizadas por pequenas fendas ou sulcos que podem se desenvolver na superfície da língua. A falta de hidratação adequada, deficiências nutricionais, problemas de saúde como síndrome de Sjögren, tabagismo, consumo excessivo de álcool são alguns causadores. A textura deve ser áspera, porém sem pêlos, sulcos ou ulceração. Outro indicativo muito relacionado é a sensibilidade alimentar.

Já as placas brancas são lesões que se formam na língua, podendo ser indicativas de infecções fúngicas, como a candidíase oral, ou até mesmo de doenças mais graves, como o câncer bucal. As placas amareladas associa-se a alterações no fígado. É importante buscar a avaliação de um profissional de saúde bucal caso essas alterações persistam.

Saburra

A saburra é uma camada esbranquiçada ou amarelada que se forma na língua devido ao acúmulo de bactérias, células mortas e resíduos alimentares. Essa condição pode ser causada pela má higiene bucal, tabagismo, consumo excessivo de álcool, desidratação e problemas estomacais, porém o grande indicativo é disbiose intestinal. A saburra pode ser facilmente removida através da escovação regular da língua ou com o uso de um raspador de língua. A diferença da saburra entre as placas citadas acima, é que a saburra concentra-se na parte posterior, enquanto as placas tomam toda a língua.

Bolinhas, Feridas, Vermelhidão e Inchaço

Pequenas bolinhas, feridas, vermelhidão e inchaço na língua podem indicar a presença de aftas ou úlceras bucais. Essas lesões podem ser dolorosas e podem ser desencadeadas por fatores como estresse, trauma, deficiências nutricionais principalmente, e alterações hormonais. Em alguns casos, podem ser necessários medicamentos tópicos ou sistêmicos para aliviar os sintomas e promover a cicatrização.

Ardência e Alteração ou Perda de Paladar

A sensação de ardência na língua, conhecida como glossodinia, causa-se por uma variedade de fatores, como estresse, ansiedade, alergias, deficiências nutricionais e problemas hormonais. Além disso, algumas condições médicas, como a síndrome da boca ardente, também podem levar a essa sensação incômoda. A alteração ou perda de paladar pode estar associada a infecções, medicamentos, deficiências nutricionais, entre outros fatores. É importante consultar um profissional de saúde para investigar a causa subjacente desses sintomas.

Conclusão

Em suma, a língua desempenha um papel crucial na nossa vida cotidiana, seja na fala, na deglutição ou na percepção do paladar. Alterações na língua podem ser indicativos de problemas de saúde, tanto bucais quanto gerais. A língua branca, rachadura, fissura, saburra, placas brancas e amarelas, bolinhas, feridas, vermelhidão, inchaço, aftas, ardência, alteração ou perda de paladar são sinais para não ignorar. É fundamental manter uma boa higiene bucal, realizar visitas regulares ao dentista e buscar atendimento profissional caso qualquer alteração persista ou cause desconforto. Principalmente acompanhamento com gastroenterologista, para fazer avaliação completa do sistema gastrointestinal. A saúde da língua é um reflexo da saúde geral do nosso corpo, que pode ter reflexo por questões alimentares ou não.

Leia mais sobre:



Este conteúdo foi útil? Então compartilhe.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.