Nutrição Integrativa

com Taisi Duarte

Tudo que o nosso corpo precisa: O2, t°, pH e NUTRIENTES.

Tudo que o corpo faz, produz, transforma, e transporta depende de oxigênio, pH, temperatura e nutrientes, então estes são tudo que o nosso corpo precisa!

Tudo que o nosso corpo precisa parece óbvio, mas você nunca pensou.

Esse assunto parece óbvio, mas o óbvio, muitas das vezes precisa dizer. Tudo que o corpo precisa para sobreviver e ficar compatível com a vida, depende do equilíbrio destes quatro componentes. O oxigênio é essencial, e não precisa explicação. O pH sanguíneo é tão sensível, que em casos de alteração, a pessoa chega a internar e leva ao óbito. Temperatura bem sabemos que o frio mata e a febre também. Isso tudo para criar um ambiente adequado de sobrevivência para todas as células.

As funções das diversas células que temos são diferentes, mas todas exercem dentro da categoria de produzir algo, transformar ou transportar. Basicamente é o que acontece a todo instante, por segundos ou minutos. Vejamos as enzimas por exemplo, o corpo as produzem, para transformar certas moléculas em outras. As proteínas para construir e transportar. No montante de células, sempre haverá as que produzem, as que transformam e as que transportam, por isso que ingerimos e excretamos.

Qualquer ser humano se preocupa com o oxigênio, com a temperatura confortável e de forma mais discreta com o pH. Mas e os nutrientes?

Os nutrientes são essenciais

Os nutrientes são: subestimados, esquecidos e muita das vezes, menosprezados. Mesmo que a importância deles é de nível essencial para que tudo possa acontecer. Não é atoa que a desnutrição mata. Mas não precisamos ir ao extremo da desnutrição; as deficiências de vitaminas e minerais cronicamente diariamente prejudicam tal forma o funcionamento do corpo, que é por isso que surge as doenças crônicas ou até mesmo situações reversíveis de saúde.

Voltando ao exemplo da enzima, para a produzir precisa de proteína (afinal ela é uma proteína); precisa de carboidrato para o corpo ter energia para produzir; precisa de vitaminas e minerais para que de fato a enzima exerça sua função, elas funcionam como chaves que ativam as enzimas.

Quase sempre tem o surgimento de doenças e o adoecimento por falta de nutrientes, justamente porque o corpo não tem substrato para continuar em perfeito equilíbrio. O corpo meio que acha um jeito de se virar, fazendo as moléculas fazer função de outras, só que essa adaptação pode ser patológica, de forma que crie uma saturação e o corpo não dê conta mais.

Em suma, é preciso entender que para ter saúde, para que o corpo tenha equilíbrio ao ponto de não diminuir o tempo de vida, é preciso cuidar do aporte nutricional. A adequação de nutrientes só é possível quando adotado um estilo de vida natural e saudável, e isto não inclui os alimentos industrializados ricos em gorduras, açúcares, sódio e nada de nutrientes, apenas calorias vazias.

Leia mais sobre:



Este conteúdo foi útil? Então compartilhe.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.