Nutrição Integrativa

com Taisi Duarte

Como aumentar sua imunidade

Aumentar a imunidade não é difícil, mas não depende somente da alimentação. É preciso mudar o estilo de vida para fortificar o sistema imune.

Fazer atividade física de forma regular e garantir boas noites de sono, com sono de qualidade e por pelo menos com oito horas de duração, são um dos pilares para promover imunidade. Modular o estresse é de extrema relevância, pois o estresse altera o metabolismo e deixa todo o sistema imunológico vulnerável.

Dito isto, vamos para a parte alimentar, pois tudo é integrado. Nenhum dos pilares resolve sozinho, e sim, o conjunto do estilo de vida e alimentação.

A alimentação que favorece o sistema imune é a que tem a base em frutas, legumes e verduras de forma variada. Isso significa que a base é a maior parte do consumo em geral, é responsável por pelo menos uns 70% do consumo diário. E quando digo de forma variada, é para alcançar a variedade e diversidade destes vegetais, afim de fugir a monotonia alimentar.

Pois com isso é possível atingir uma riqueza de nutrientes, entre vitaminas, minerais e fibras. E as vantagens vão além, pois modulam a saúde intestinal e melhoram a integridade intestinal (isso já basta pra aumentar a imunidade), pois o intestino é responsável pela tolerância imunológica. Atua como uma barreira e protege o sistema imune.

O que evitar

Existe o mérito de quando se tem a base alimentar de vegetais, não sobra espaço para uma alimentação em produtos industrializados e calóricos, o que evita a obesidade, inflamação, e toxicidade. Evitar tudo isso é um fator que preserva a imunidade.

Então ficou claro que é preciso diminuir o consumo de bolachas, doces, açúcares refinados, refrigerantes, bebidas açucaradas, farináceos, industrializados, processados, e embutidos. Tudo o que não for uma alimentação natural.

O consumo excessivo de carnes, principalmente carne vermelha, também não é recomendado. A orientação é variar as fontes de proteínas, com carnes brancas e magras, peixes, ovos, e manter carne vermelha em uma frequência de no máximo duas vezes na semana.

O que preferir

 Dentro de uma alimentação saudável para promover a imunidade, além dos vegetais frescos e de preferência orgânicos, temos alguns alimentos chave que atuam diretamente no fortalecimento do sistema imune.

O azeite de oliva extravirgem, cúrcuma, vinagre de maçã, própolis, e gengibre são uns dos queridinhos e que podem ser usados diariamente.

A vitamina D é uma das que dificilmente alcança os níveis adequados somente com a alimentação. Mas é uma das mais importantes para o sistema imunológico. É preciso monitorar e suplementar quando necessário.

Temos ainda, alguns chás, como camélia sinensis, romã, limão, laranja, e casca de cebola.

A detoxcificação hepática e saúde intestinal são pontos que precisam ser trabalhados e fortificados, pois se eles não tiverem em ordem, todo o sistema imunológico fica vulnerável.

Em suma, para promover a imunidade é preciso ter um estilo de vida saudável, comtemplando atividade física, sono de qualidade, estresse ponderado e alimentação.

Que por sua vez deve ter riqueza de vegetais frescos (frutas, verduras e legumes), e evitar todo o tipo de alimento industrializado, doces e os calóricos que só tem gordura e sódio.

Na verdade, essas orientações são para ter saúde de forma geral, até porque se fortalecermos o sistema imune, fortalecemos a saúde toda.

Leia mais sobre:



Este conteúdo foi útil? Então compartilhe.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.