Nutrição Integrativa

com Taisi Duarte

Vitamina A: alimentos fontes e suas funções.

Vitamina A é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, depende de gordura para o corpo absorver. Pessoas que restringem gordura da alimentação, podem ter deficiência de todas as vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K). Assim como quando toma remédios para emagrecer que impedem a absorção de gorduras.

Não há necessidade de comer de forma exagerada, alimentos gordurosos, para ter aporte adequado dessas vitaminas. Na verdade, é preciso se alimentar dos alimentos fontes, composto em uma refeição completa, como almoço e jantar, que tenha proteínas. (Todas as proteínas têm uma porcentagem de gordura que potencializa a tal absorção).

A vitamina A tem diversas funções, a principal é garantir assiduidade visual, mas atua também no controle da proliferação e diferenciação celular; renovação celular; processo de cicatrização; saúde da pele (atua na prevenção do envelhecimento da pele); e uma das mais desejadas é a ação antioxidante.

Dificilmente se faz necessário a suplementação, por ser fácil atingir a recomendação diária na alimentação. Em alguns casos específicos como processo cirúrgico, estresse agudo, lesões de pele e comprometimento da visão, pode ser que necessite suplementação.

Alimentos fontes:

Os principais alimentos fontes são todos os de cores alaranjadas como cenoura, abóbora, e gema de ovo. No mais temos: fígado bovino, leite e derivados (importante lembrar que precisa ser o integral, pois os desnatados interferem na absorção), batata doce, manga, espinafre, beterraba, couve, suco de tomate, palmito pupunha, e acerola.

Como citado acima, o leite integral promove absorção das vitaminas lipossolúveis, exatamente por conter gordura na composição, e por isso não recomenda-se de leite desnatado para crianças. Mesmo que haja obesidade envolvida, pois é preciso avaliar outras questões para promover o emagrecimento, e não só leite integral.

Em suma, não é difícil garantir o aporte adequado, uma vez que tenha uma alimentação natural e diversificada, ainda mais que ela fica estocada no fígado. A preocupação é quando a alimentação é composta pelos produtos industrializados (que nem é alimento de verdade), com ausência de todas as vitaminas. E vale pensar nos momentos de maior necessidade para caprichar no padrão alimentar, como momentos de grande estresse ou lesão tecidual.

Leia mais sobre:



Este conteúdo foi útil? Então compartilhe.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.