Nutrição Integrativa

com Taisi Duarte

Queijo de Mandioquinha – (Batata-Baroa)

4 mandioquinhas em cima da bancada de madeira

A mandioquinha, também conhecida como batata-baroa, é uma raiz com notáveis propriedades nutricionais. Este tubérculo é uma excelente fonte de carboidratos complexos, fornecendo energia de forma sustentada ao organismo. Além disso, é rica em fibras alimentares, o que favorece a saúde intestinal e a sensação de saciedade. Ela pode ser utilizada de diversas formas, mas hoje vamos destacar essa receita de queijo de mandioquinha.

Ademais, a mandioquinha é uma ótima fonte de vitaminas e minerais essenciais, incluindo vitamina C, vitamina B6, potássio e fósforo, que desempenham papéis vitais no funcionamento do sistema imunológico e metabolismo energético.

Então, seu perfil nutricional a torna uma opção saudável e sua praticidade o torna versátil para incluir em uma dieta equilibrada, contribuindo para a promoção da saúde. Sua versatilidade gera opções desde fazer ela simplesmente cozida, frita, assada, como também em pães, bolos, preparações, sopas, cremes e principalmente como substituto dos pães tradicionais. Pois o carboidrato da mandioquinha é de excelente qualidade para gerar energia.

Contudo, ela é um alimento que atende bem as pessoas que tem restrição alimentar, como sensibilidade ao glúten, e neste caso de queijo vegano, atende também pessoas com alergia ao leite de vaca, intolerância a lactose, e ao público vegano e vegetariano.

Queijo de Mandioquinha:

Ingredientes:

  • 5 unidades pequenas de mandioquinha
  • 1/2 xícara de polvilho azedo
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • 3 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • 1 xícara de água quente (pode usar a água do cozimento)
  • Cúrcuma a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe a mandioquinha descascada até que ela fique macia, e ao escorrer, reserve a água do cozimento.

Coloque em um processador todos os ingredientes, e bata até formar um creme liso e homogêneo.

Então, leve a geladeira, até o ponto que dê para ralar ou fatiar.

Veja também:

Leia também:

Este conteúdo foi útil? Então compartilhe.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.