A mandioquinha, também conhecida como batata-baroa, é uma raiz com notáveis propriedades nutricionais. Este tubérculo é uma excelente fonte de carboidratos complexos, fornecendo energia de forma sustentada ao organismo. Além disso, é rica em fibras alimentares, o que favorece a saúde intestinal e a sensação de saciedade. Ela pode ser utilizada de diversas formas, mas hoje vamos destacar essa receita de queijo de mandioquinha.
Ademais, a mandioquinha é uma ótima fonte de vitaminas e minerais essenciais, incluindo vitamina C, vitamina B6, potássio e fósforo, que desempenham papéis vitais no funcionamento do sistema imunológico e metabolismo energético.
Então, seu perfil nutricional a torna uma opção saudável e sua praticidade o torna versátil para incluir em uma dieta equilibrada, contribuindo para a promoção da saúde. Sua versatilidade gera opções desde fazer ela simplesmente cozida, frita, assada, como também em pães, bolos, preparações, sopas, cremes e principalmente como substituto dos pães tradicionais. Pois o carboidrato da mandioquinha é de excelente qualidade para gerar energia.
Contudo, ela é um alimento que atende bem as pessoas que tem restrição alimentar, como sensibilidade ao glúten, e neste caso de queijo vegano, atende também pessoas com alergia ao leite de vaca, intolerância a lactose, e ao público vegano e vegetariano.
Queijo de Mandioquinha:
Ingredientes:
- 5 unidades pequenas de mandioquinha
- 1/2 xícara de polvilho azedo
- 1 colher de sopa de mostarda
- 3 colheres de sopa de azeite extra virgem
- 1 xícara de água quente (pode usar a água do cozimento)
- Cúrcuma a gosto
- Sal a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe a mandioquinha descascada até que ela fique macia, e ao escorrer, reserve a água do cozimento.
Coloque em um processador todos os ingredientes, e bata até formar um creme liso e homogêneo.
Então, leve a geladeira, até o ponto que dê para ralar ou fatiar.
Veja também:
Leia também: