Nutrição Integrativa

com Taisi Duarte

Digestão e absorção: são coisas diferentes.

Digestão e absorção são coisas diferentes. Importante falarmos sobre isso, porque a qualidade da digestão que promove absorção. Comer um alimento, não é garantia que será digerido e muito menos que será absorvido.

Digestão é quando o alimento é quebrado em partículas tão pequenas ao ponto de conseguir ser absorvido, pois para a absorção, as partículas tem que entrar dentro da célula do intestino, para então ir para a corrente sanguínea.

Promovendo digestão

Para promover a digestão temos que providenciar alguns feitos, como mastigar bem a comida; comer devagar com atenção plena (não comer assistindo tv ou com pressa); fazer exercícios de respiração antes das refeições; não misturar grande volume de líquido; e em alguns casos é preciso mediar com enzimas digestivas.

Além destes feitos, é preciso garantir uma produção de ácido gástrico suficiente para começar o processo de digestão. E isto não está sendo uma tarefa fácil em uma população que toma demasiadamente remédios que inibem a produção do ácido, e isso está crescente devido o estresse predominante que faz aumentar a produção de ácido, que gera gastrite, e que leva ao consumo exagerado ou recorrente de remédio para inibir isso. Vai virando uma bola de neve, e para isso tem que tratar a causa: o estresse.

Promovendo absorção

Fazendo tudo para promover a digestão, como consequência promove a absorção. Mas ainda assim, sinto em dizer que não é só isso para conseguir absorver tudo. Pois tem outros fatores que interfere na absorção, como: saúde intestinal; qualidade da microbiota intestinal; estresse; remédios; horário das refeições; disbiose; e parasitas.

Não é uma tarefa fácil, mas completamente possível quando mudamos o estilo de vida para mais saudável e sereno.

Tenho certeza que você já conheceu alguém que relata comer bem, mas tem deficiência de vitaminas ou problemas nutricionais. Será que comer é o suficiente? É preciso analisar todo o processo digestivo e absortivo.

Leia mais sobre:



Este conteúdo foi útil? Então compartilhe.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.