Nutrição Integrativa

com Taisi Duarte

Bolo da Casca de Banana

casca de banana em cima da bancada branca

A casca de banana oferece uma variedade de benefícios surpreendentes para a saúde e o bem-estar. Embora seja frequentemente descartada, a casca de banana é uma fonte rica de nutrientes essenciais, incluindo vitaminas A, C e E, fibras, potássio e antioxidantes. No entanto, são nutrientes que ajudam a promover a saúde cardiovascular, fortalecer o sistema imunológico e melhorar a saúde digestiva. Além disso, a casca de banana contém compostos naturais, como antioxidantes e flavonoides, que podem ajudar a reduzir a inflamação, combater os radicais livres e até mesmo melhorar a saúde da pele. Então, o Bolo da casca de banana é apenas uma das receitas que podem utilizar as cascas como nutriente principal.

Além disso, a casca de banana tem mais magnésio do que a própria fruta. Portanto, fazer um chá da casca é um ótimo suplemento de magnésio. Então, aproveite de forma integral esta fruta tão consumida.

Ingredientes:

Cascas de 4 bananas

2 ovos

2 xícaras de leite

1 xícara de açúcar

1 xícara de farinha de rosca

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento

Modo de preparo:

Lave as bananas, descasque e separe as cascas para fazer a massa.

Bata as claras em neve e reserve na geladeira.

Bata no liquidificador as gemas, o leite, o açúcar e as cascas da banana.

Despeje essa mistura em uma vasilha, acrescente a farinha de rosca e mexa bem.

Coloque a farinha de trigo e misture bem.

Por último, misture delicadamente as claras em neve e o fermento.

Despeje em uma assadeira untada e leve ao forno médio preaquecido por, aproximadamente, 40 minutos.

Pode utilizar as bananas ( pique em rodelas ), para colocar no fundo da assadeira e despeje a massa por cima. Fica lindo e gostoso.

Veja também:

Créditos: Receitas inovadoras para alimentação escolar: em atendimento às normas da Resolução CD/FNDE n° 06 de 2020 / Programa Nacional de Alimentação Escolar. – Brasília: FNDE, 2022.



Este conteúdo foi útil? Então compartilhe.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.