O feijão preto é um alimento altamente nutritivo que oferece diversos benefícios para a saúde. Rico em fibras, proteínas, vitaminas e minerais, o feijão preto auxilia na digestão, promovendo a saúde do sistema digestivo e prevenindo problemas como constipação. O hambúrguer de feijão preto é apenas uma das opções para tirar o feijão da preparação tradicional.
Pois, por ser fonte vegetal de proteínas, é uma opção para o público vegetariano e vegano. Então, devido ser versátil e caber em outras preparações e receitas, cabe-se utilizar o feijão preto para diversificar a fonte de proteínas dentro de um plano alimentar.
Além disso, seu teor de fibras contribui para a sensação de saciedade, auxiliando no controle do peso e na manutenção de uma dieta equilibrada. No entanto, o principal do feijão preto, é ser uma excelente fonte de ferro, mineral essencial para a formação de células vermelhas do sangue e transporte de oxigênio pelo corpo, ajudando a prevenir a anemia. Sua combinação de nutrientes, como potássio, magnésio e folato, contribui para a saúde cardiovascular, reduzindo o risco de doenças cardíacas.
Além disso, o feijão preto contém compostos antioxidantes que auxiliam na proteção das células contra danos causados pelos radicais livres, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e reduzindo o risco de doenças crônicas. Por fim, o feijão preto é uma opção econômica e versátil na culinária, sendo um componente tradicional de pratos como feijoada e acompanhamento de diversas refeições, permitindo a criação de refeições saborosas e saudáveis.
Ingredientes:
250g de feijão preto cozido
1 colher de chá de sal
5 colheres de sopa de farinha de aveia
1 cebola média cortada em cubinhos
½ xícara de biomassa de banana verde
Salsinha picada
Azeite de Oliva Extravirgem
Modo de preparo:
Deixe o feijão de molho por no mínimo 12horas em meio ácido. Pode ser limão ou vinagre de maçã.
Descarte a água do molho e cozinhe o feijão.
Após cozido, escorra o caldo e guarde para usar em outras preparações como em sopas.
Amasse somente os grãos e adicione na biomassa amolecida, os temperos, a cebola, e a farinha de aveia até dar o ponto.
Molde em formato de hambúrguer, pode assar com eles já moldados, ou simplesmente espalhar a massa nivelada na forma e assar.
Regue o azeite e asse no forno preaquecido a 200° por 20 minutos.
Além disso, faça temperos de sua preferência, como salsão picado, alho-poró, cebola roxa, coentro, pimenta do reino, e vale até uma pitada de canela.
Enfim, pode-se também, fazer o hambúrguer selado na frigideira com um pouco de azeite.
Contudo, nesta receita rende 4 pedaços de 100 gramas.
Veja também:
Leia mais sobre:
- Guia alimentar para a População Brasileira.
- Tripé da saúde: exercícios, alimentação e sono.
- O que é biodisponibilidade de nutrientes.
- Diversidade alimentar: o poder da variedade.