Nutrição Integrativa

com Taisi Duarte

Enzimas digestivas: grandes aliadas.

As enzimas digestivas tem recomendação por diversas razões. Existem várias formas de suplementar, combinações e dosagens diferentes. A recomendação de quantidade e forma de uso sempre será por parte de um profissional capacitado.

Mas as enzimas tem um poder que poucos sabem. Muita das vezes, as pessoas focam em suplementação que estão na moda, mas não lembram que existem as enzimas, e certamente elas são as que garantem resultados diferenciados em diversos objetivos.

Vejamos, as enzimas digestivas fazem a digestão do alimento, que nada mais é, a quebra dos alimentos em partículas que o intestino consiga absorver. A digestão realizada de forma excelente, promove um contexto de saúde generalizado.

Primeiramente, pelo fato de as pessoas não mastigarem mais. Cada vez mais as pessoas estão mastigando menos, comendo mais rápido e sem consentimento, pois sentam a frente de telas ou com pressa e com a cabeça em outro lugar. Isto gera um bolo alimentar que não foi triturado, dificultando a digestão, e aumenta a oferta de alimento disponível para as bactérias do intestino. Com isso, gera um supercrescimento bacteriano.

De uma mastigação mal feita ao supercrescimento bacteriano, a partir daí entra os sintomas intestinais, como constipação, flatulências excessivas, distensão abdominal, alteração do ph intestinal, aumento da permeabilidade intestinal, disbiose, perda da tolerância imunológica, perda da capacidade absortiva gerando deficiência de nutrientes, e aumento da resposta alérgica e intolerância alimentar.

A perda da capacidade digestiva pode ocorrer por causas multifatoriais, como idade, padrão alimentar pobre em nutrientes, alterações gastrointestinais, estresse, insônia, uso de prazóis como omeprazol, excesso de alimentos de origem animal e muitos outros.

Diversos objetivos de uso

Mas para poder entender bem que as enzimas digestivas tem aplicabilidades diversas, basta pensar em como está o processo digestivo em: pessoas que querem ganhar massa magra, que querem emagrecer, que sentem desconforto gástrico intestinal, pessoas constipadas, pessoas em situação de pós cirúrgico, idosos, pessoas estressadas, e muito mais.

A avaliação do processo digestivo pode ser vista através do exame cropológico funcional. Este que tem custo baixíssimo e coberto pelo SUS. Neste exame mostra tanto a digestão alta e baixa, ph intestinal, e outros fatores importantes do intestino.

Portanto, a verdade é que indepedente do objetivo clínico de saúde, ou objetivo estético, melhora de performance, objetivos nutricionais e melhora de vida, é preciso avaliar primeiramente como está o processo digestivo. Se não ter digestão, não há absorção adequada, não há aporte nutricional e todo o restante não acontece.

As enzimas melhoram a relação do intestino com o corpo

A saúde intestinal é a porta de entrada. Não à toa que se estuda tanto os eixos do intestino, como eixo intestino-cérebro, intestino-pele, intestino-músculo e assim por diante.

Dito isso, valida-se também a necessidade de enzimas para as pessoas que sofrem de alterações neurais, como depressão e ansiedade. Assim como pessoas com alterações de pele, cabelo, e toda e qualquer outra alteração do sistema geral do corpo humano.

Ainda é válido lembrar que pessoas tem doenças controladas por diversos tipos de medicações, e que muitas dessas medicações alteram a capacidade digestiva.

Em suma, é preciso analisar a digestão com carinho e de muito perto. Seja em indivíduos idosos, jovens, sadios ou não, estressados, com uso de medicações, com alterações gástricas e intestinais, com qualquer disfunção do corpo e muito mais.

E o mais interessante é que o uso de enzimas, recomendado por profissionais, não traz efeitos colaterais, e promovem uma autoprodução de enzimas pelo corpo. Melhorando assim a capacidade do corpo de produzir mais enzimas.

Alguma vez você parou para analisar a qualidade do seu processo digestivo?

Leia mais sobre:



Este conteúdo foi útil? Então compartilhe.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.