Nutrição Integrativa

com Taisi Duarte

Benefícios da beterraba: anemia ou pré-treino?

A beterraba tem diversos benefícios. Ela é composta de carboidrato, fibras e antioxidantes. Sua cor arroxeada é o responsável pela ação antioxidante. Ao contrário do que muitos pensam, ela não é fonte de ferro.

Mas por que então, existe o mito de que a beterraba é boa para anemia? Antigamente as pessoas que viviam indispostas e sem energia, sem ânimo e com muita sonolência, comiam beterraba ou tomavam suco de beterraba e se sentiam-se melhor, tinham mais ânimo e disposição. Muitas das vezes não era feito exames para detectar anemia, mas devido os sintomas, a população e o dito popular alegavam ser anemia. Até os dias de hoje existe a associação de anemia com beterraba, erroneamente, pois quando se trata de anemia, é preciso aumentar fonte de ferro, melhorar a absorção e investigar causas da anemia que pode ser por diversos fatores, não somente falta de ferro.

Essa melhora na disposição das pessoas é real. A beterraba tem óxido nítrico, responsável por promover respiração celular. A respiração celular é o que acontece quando o corpo produz energia, seja para respirar, pensar, andar e até mesmo treinar. Para potencializar essa tal respiração celular é preciso consumo adequado de carboidratos, proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina D, minerais e nutrientes como óxido nítrico e coenzima Q10.

Dito isto, é por isso que usa-se a beterraba como pré-treino. Portanto, além de ser fonte de carboidrato, que é o principal combustível para o gasto energético nos exercícios, ela é riquíssima em óxido nítrico, o que potencializa a capacidade das células de gerar energia. Para ser usada como pré-treino, é preciso fazer suco, porém tem que ser suco de verdade, digamos que não pode diluir. A melhor maneira é colocar a beterraba no extrator ou centrífuga, para que saia o sumo, e retirar as fibras.

O suco de beterraba para funcionar como pré-treino:

Então tem que ter no mínimo 350 ml, de apenas sumo, sem diluir e sem fibras, e ingerir meia hora antes do treino. As fibras neste caso, não é interessante por retardar a absorção e durante o exercício, não é recomendável que esteja com o intestino cheios de fibras. Porque durante a prática de atividades físicas, o corpo direciona a anergia para os músculos, pulmões e coração para dar conta do gasto energético. Como consequência as fibras paradas fermentam, geram gases, causam distenção abdominal, dores e alteram a microbiota intestinal (tudo isso prejudica o desempenho esportivo).

Em suma, a beterraba é um alimento rico para fornecer energia. Seja para esportes ou para melhorar disposição no dia a dia. Coloque-a na alimentação com frequência, e diferente do suco, consuma na forma integral, com casca e bem higienizada. Aproveite também as folhas e talos para fazer refogadas. Apenas não diga que é fonte de ferro, agora você já sabe. Dissemine esse conhecimento.

Leia mais sobre:



Este conteúdo foi útil? Então compartilhe.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.