Nutrição Integrativa

com Taisi Duarte

Whey Protein e emagrecimento: use essa estratégia.

Whey protein e emagrecimento é possível. Ele é um suplemento nutricional composto de proteínas, feito a base do soro do leite. É um suplemento com alto valor biológico, ou seja, nosso corpo consegue absorver e utilizar quase que 100%.

Por ser um suplemento proteico, ele é muito usado para quem almeja ganho de massa magra, pois as proteínas tem função construtora (uma das funções, dentre muitas). O papel construtor é de constituir tecido, como se fosse os tijolos de uma parede, sem proteína não tem como produzir tecido. Então para ganho de massa muscular, é preciso ter aporte proteico suficiente para que o corpo construa músculos.

Fato é que não é um suplemento apenas para ganho de massa muscular. Ele tem diversas razões de uso. Como: emagrecimento; manutenção de massa muscular, principalmente em idosos que tem propensão a perdas de massa magra; recuperação de tecido em pessoas que sofreram acidentes ou passaram por cirurgias. E prevenção de sarcopenia (perda severa de massa muscular que causa diversas gravidades).

E ainda tem uso para melhorar aporte nutricional de um indivíduo saudável. Aquele da vida corrida e não pode parar para realizar um lanche intermediário, pois pode carregar na mochila, preparar e tomar em qualquer lugar.

No emagrecimento

O whey protein e emagrecimento é possível através da saciedade que ele promove. As proteínas tem digestão mais lenta e um poder incrível de sinalizar ao cérebro os hormônios responsáveis pela saciedade.

Uma das estratégias utilizadas é preparar uma dose (ou até meia dose) 1 hora antes do almoço, para que no almoço não esteja com tanta fome e consiga comer de forma moderada e mais controlada.

Para quem quer emagrecer e acaba fazendo muitos lanches ou beliscos no decorrer do dia, por não sentir saciedade, o whey protein é uma ótima opção para um lanche no meio da tarde.

O whey protein não faz ninguém perder peso, que fique bem claro. A ação para o emagrecimento é indireto, por promover saciedade e fazer a pessoa comer menos do que o costume. Mas é válido dizer que a estratégia não pode ser feita de qualquer maneira e sem acompanhamento de um profissional.

O importante é entender que a proteína gera saciedade e pode usar isso a seu favor, principalmente porque muitas pessoas não conseguem emagrecer pela falta de saciedade nas horas das refeições.

Leia mais sobre:



Este conteúdo foi útil? Então compartilhe.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.